segunda-feira, 19 de outubro de 2015

REGENTE FEIJO

Quem foi Regente Feijó?
Diogo Antônio Feijó, conhecido como o Regente Feijó se tornou padre em 1809, exercendo o sacerdócio nas cidades de Parnaíba, Guaratinguetá e Campinas.
Foi professor de história, geografia e francês. Mais tarde, se mudou para Itu, onde exerceu seu primeiro cargo político como vereador.
Em 1821, foi eleito deputado junto às Cortes Gerais e Extraordinárias de Lisboa. No entanto, por defender idéias separatistas, foi perseguido pela Coroa Portuguesa e acabou se exilando na Inglaterra.
Após a Proclamação da Independência voltou ao Brasil e assumiu o cargo de deputado geral por São Paulo nos anos de 1826 e, mais tarde, em 1830. O padre se destacou no cargo por sua defesa ao fim do celibato para os padres e por suas críticas ao governo de Dom Pedro I.
Depois foi senador pelo Estado do Rio de Janeiro até 1839, quando uma paralisia do lado esquerdo do corpo obrigou-o a permanecer em São Paulo para tratamento, tendo voltado ao Rio de Janeiro para assistir à coroação de D. Pedro II.

Participante da articulação da Revolução Liberal de 1842, foi preso em Sorocaba e levado para Vitória (ES). Libertado após poucos meses, apresentou sua defesa no Senado em 1843.
Faleceu em São Paulo, em novembro do mesmo ano, aos 59 anos, antes da promulgação da sentença no processo movido contra ele no Senado. 

O município do Estado de São Paulo, Regente Feijó, foi assim batizado em homenagem ao primeiro regente uno do Império. Seus restos mortais encontram-se na cripta da Sé de São Paulo.
Fontes: http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/
http://educacao.uol.com.br
Autor: Hugo Xavier

Um comentário:

  1. O Regente Feijó não faleceu em SP e sim em Campinas. Não foi citado o mais importante: Foi Regente do Imperado (era menor) se quiserem a história completa do Regente totalmente documentada me avise: e-mail historiadaaguarasa@gmail.com - abraço a todos. Vie do Site dos Boleiros (temporariamente fora do ar para troca de provedor - desde 2005 até 2017).

    ResponderExcluir