segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A INFLUÊNCIA ALEMÃ NA REGIÃO

O bairro da Vila Ema tem uma forte influência alemã, foi fundado pelo alemão Victor Nothmann, esposo de Emma Nothmann que fez homenagem a ela batizando o bairro com seu nome, Francisco e Maria Fett , Hernann Frank foram proprietários de muitas terras . Os poetas alemães são homenageados  nas ruas Schiller (atual Solidônio Leite ) , Uhland e nome do Colégio Stefan Zweig. Na Vila Santa Clara havia a escola alemã e a fundição alemã e a chácara do sr. Hernann Frank e a  família Gottrich. Na Vila Diva o nome do  Escola Estadual Professor André Ohl , Padre Otto Maria Boehm e o poeta Gottord Ephaim Lessing são germânicos

3 comentários:

  1. o sr Hermann Frank foi vizinho dos Nothmann que o convidou a conhecer a região da vila emma quando do loteamento de sua fazenda e este gostou da região ,além disso foi o responsável pela expansão da energia elétrica devido á sua fábrica de acolchoados .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sr. Hermann não era o dono do terreno que é a área pretendida para o parque V. Ema?

      Excluir
  2. Acredito que um outro nome muito importante no bairro de Vila Ema, é o do alemão Werner Bernauer, também dono da fábrica de ventiladores Bernauer que empregou muita gente por muito tempo. Me lembro da casa dele em estilo alemão, linda, onde eu fui algumas vezes pagar a prestação do lote que meu pai comprou. Um lindo lugar, o rio dividia o cercado do terreno dele, onde hoje fica o Roldão, o Joanin, com o pomar dele do outro lado, onde hoje é a E.E.Luiza Mendes. Saudades!

    ResponderExcluir