quinta-feira, 1 de outubro de 2015

HISTÓRICO : ADUTORA DO RIO CLARO

O primeiro projeto de adução do Rio Claro foi elaborado pelo senador e engenheiro José Mattoso Sampaio Corrêa, com assessoria do engenheiro Henrique de Novaes. Nesse mesmo ano, 1912, era proposta a adução de 60 mil metros cúbicos do Rio Claro. Como as nascentes estavam localizadas em sua propriedade, Sampaio Corrêa propôs executar todas as obras e mantê-las pelo prazo de vinte anos, revertendo então ao governo as obras e as terras. O governo lhe pagaria o volume fornecido por 75 réis por metro cúbico. Essa proposta foi rejeitada, alegando-se deficiência técnica, falta de dados e orçamentos e por demonstrar oportunismo por parte do engenheiro.
Em março de 1925, o engenheiro Sampaio Corrêa apresentou um novo anteprojeto de aproveitamento do Rio Claro, atualizado. A Repartição de Água e Esgotos iniciou os estudos desse sistema, por intermédio dos engenheiros Toledo Malta, Coelho da Rocha, Waldemar Brito, Carlos Charnaux, Arthur Rosa Junior, Mário Lima e Bráulio Borges.
O projeto foi revisto e aceito pela RAE em dezembro de 1925, que criou no ano seguinte uma comissão para executar as obras de adução.No final de 1938 foi concluída a primeira parte da estação de recalque de emergência, construída no quilômetro 78.Em 14 de junho de 1939 foi inaugurado oficialmente o primeiro trecho da adutora Rio Claro, entre os quilômetros 0 e 78, enquanto prosseguiam as obras do trecho superior entre os quilômetros 78 e 86, em Poço Preto.
fonte : Dossìê Sistema Rio Claro -Sabesp , 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário