sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Tradição dos oratórios nas fazendas , casas e comércios-nome de rua na Mooca e Av. no Pq São Lucas

O meu pai contava que nas fazendas do interior do Estado de São Paulo sempre tinha uma capela , um simples oratório. Essa tradição foi trazida pelos padres italianos. Na V, Diva , V.Formosa , Tatuapé e Água Rasa  há muitas casas  e comércios com oratório ou dentro de casa um pequeno oratório no quarto.Na minha casa nós temos um oratório.
Congregação do Oratório, hoje Confederação do Oratório (Confoederatio Oratorii Sancti Philippi Neri), também conhecida como Oratorianos ou Ordem de São Filipe Néri, é uma sociedade de vida apostólica fundada em 1565, em Roma, por São Filipe Néri, para clérigos seculares, sem votos de pobreza e obediência, dedicando-se à educação cristã da juventude e do povo e a obras de caridade.
Reúne todas as congregações cujos membros são conhecidos como oratorianos ou filipinos, e pospõem aos seus nomes a sigla C.O., instituídas ao longo dos séculos, pela Santa Sé segundo o espírito da primeira, fundada em Roma, com a bula Copiosus in misericordia Deus (1575) do Papa Gregório XIII. 
Atualmente, a Congregação do Oratório de São Paulo (Brasil), localizada no Parque São Lucas, (Região Belém — Arquidiocese de São Paulo), é o único oratório do mundo na língua portuguesa.
Foi fundado pelo padre italiano Aldo Giuseppe Maschi (1920-1999), que chegou ao bairro por acaso, já que fora enviado em missão a outra região de São Paulo. Mas se encantou com a população local e decidiu permanecer ali, onde havia uma pequena capela dedicada a Santo Antônio. No seu lugar, padre Aldo construiu uma grande paróquia, a Paróquia São Filipe Néri, tornando-se fundador e prepósito (prefeito ou prelado) da Congregação do Oratório de São Paulo.
Hoje ela é formada por quatro padres, cinco irmãos e quatro noviços.
Os padres atuais ampliaram a fundação, trazendo ao bairro um convento feminino, das Irmãs Auxiliadoras do Oratório, que já possui duas irmãs, além de uma vocacionada.

fonte wikipedia, fotos google

Nenhum comentário:

Postar um comentário