A RUA FORD É PEQUENA E SEM SAÍDA SENDO A TRAVESSA DA RUA JOSÉ DA ROCHA VITA (ANTIGA MUSSOLINI)
Henry Ford (Springwells,
30 de julho
de 1863 —
Dearborn,
7 de abril de
1947) foi um
empreendedor
estadunidense,
fundador da Ford
Motor Company, autor dos livros "Minha filosofia de
indústria" e "Minha vida e minha obra"[2]
, e o primeiro empresário a aplicar a montagem
em série de forma a produzir
em massa automóveis
em menos tempo[3]
e a um menor custo.[4]
A introdução de seu modelo Ford
T revolucionou os transportes
e a indústria
dos Estados
Unidos.[5]
Ford foi um inventor
prolífico e registrou 161 patentes
nos Estados
Unidos.[6]
Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens
mais ricos e conhecidos do mundo.[7]
No dia 16 de junho de 1903, dia da fundação da Ford Motor Company,
foi investido um capital de US$150 000 (em valores da época), de 12
sócios, sendo que US$28 000 foram investidos pelo próprio Ford, com
então 40 anos na época.
A ele é atribuído o
"fordismo",
isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo
custo por meio da utilização do artifício conhecido como "linha
de montagem", o qual tinha condições de fabricar um carro
a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus
operários —
notavelmente o valor de 5 dólares
por dia, adotado em 1914.[8]
O intenso empenho de Henry Ford para baixar os
custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios,
incluindo um sistema de franquias
que instalou uma concessionária em cada cidade da América
do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes.
Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação
Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a
companhia permanentemente.
Ford ficou conhecido como
um pacifista
durante os primeiros anos da Primeira
Guerra Mundial e na década seguinte ficou conhecido como notório
antissemita,
publicando uma série de quatro livros chamados O
Judeu Internacional (The International Jew).[9]
FONTE: WIKIPEDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário