sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PAROQUIA SANTO ANTONIO PADUA

Breve história 
Santo Antônio é de Pádua, é de Lisboa e também é da Chácara Mafalda, onde fica a nossa paróquia. A Chácara Mafalda, bairro tradicional da Zona Leste da Cidade de São Paulo, pertence ao distrito Água Rasa, próximo ao Jardim Anália Franco, à Vila Formosa e à Vila Diva.

As raízes católicas do bairro são antiquíssimas, sabe-se, no entanto, que em 1829 o padre Diogo Antônio Feijó (o importante personagem da história do Brasil: Regente Feijó) comprou toda a área como uma grande chácara. No início do século 20, quando a Mooca era a periferia da cidade, bairro dormitório dos imigrantes europeus pós-guerra, a Chácara Mafalda ainda mantinha suas características de instância de recreação e lazer para os fins de semana, com um toque de ruralidade.

Em meio às pequenas chácaras, quase esquecida, figurava uma capela, construída em tempos imemoriais. Segundo os antigos moradores, esta capela servia de estábulo quando um grupo de moças começou a rezar o santo rosário nela. Foi neste período que o Frei Carmelo começou a vir do Pari para celebrar a Sagrada Eucaristia. Pouco tempo depois, a comunidade católica começou a reunir-se com regularidade na capela, já agora restaurada, e em 29 de maio de 1960 foi erigida como paróquia sobre o patrocínio de Santo Antônio de Pádua.
Mais de cinquenta anos depois, acumulam-se as histórias de fé e caridade em nossa paróquia. O bairro não perdeu seu jeitão de cidade do interior, com pessoas sempre dispostas a oferecer um sorriso franco. Com um catolicismo pulsante, buscando atender os anseios espirituais dos homens e das mulheres do século 21, mas sem perder suas raízes, resguardando a tradição, a Paróquia Santo Antônio de Pádua da Chácara Mafalda segue formando e congregando discípulos e missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. Paróquia a partir de 29/05/1960.
FONTE :SITE ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário