segunda-feira, 9 de novembro de 2015

RUA BADEN POWELL-FUNDADOR DO ESCOTISMO

Homenagem Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, criador do Escotismo. Robert nasceu em 1857, era filho de um professor e pastor protestante: Baden Powell e de Henrietta Grace Powell, tinha outros 12 irmãos. Foi um estudante criativo e com tino para as artes, música e teatro. Porém, nem ele nem sua família tinham recursos suficientes para financiar seus estudos universitários. Sua alternativa foi ingressar na carreira militar. Com seu esforço e inteligência conseguiu galgar postos rapidamente e fazer uma carreira brilhante a ponto de alcançar em tempo recorde a maior patente do exército inglês e de tornar-se herói nacional. Um de seus grandes interesses era o de colaborar com a educação da juventude. Pioneiro no estudo de métodos educativos ele pesquisou muito sobre o assunto, visitou organizações para jovens e desenvolveu alguns artigos com sugestões de atividades para a juventude. Não tinha a pretensão de criar um movimento próprio, pensava que seu método pudesse ser utilizado pelas organizações existentes. Lançou, em 1908, um livro especialmente desenvolvido para crianças e jovens, chamado "Scouting for Boys" (Escotismo para Rapazes). Este livro é o quarto livro mais vendido no Mundo em todos os tempos (apenas atrás da Bíblia, do Alcorão e do livro Vermelho de Mao-Tse-Tung). O sucesso de suas idéias foi tão estrondoso que o fez deixar a carreira militar para dedicar-se apenas ao movimento. Recebeu o título de Barão e a Ordem do Mérito da Inglaterra, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, titulado doutor (Legum Doctor) pelas Universidades de Edimburgo (Escócia), Toronto (Canadá), McGill (Canadá), Liverpool (Inglaterra), Cambridge (Inglaterra) e Doctor of Civil Law por Oxford (Inglaterra). Faleceu em 1941 deixando um maravilhoso legado para a humanidade. Colaboração de Luciano H. Trindade.
Fonte: dicionáriodasruas.prefeitura.sp.gov.br
 
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (Londres, 22 de Fevereiro de 1857Nyeri, 8 de Janeiro de 1941) foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do escotismo.
Seu pai era o reverendo Baden Powell, professor catedrático em Oxford. Sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth. Seu bisavô, Joseph Brewer Smyth, tinha ido como colonizador para Nova Jersey (Estados Unidos) mas voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso.
FONTE:WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário