O Cotonifício Rodolfo Crespi foi inaugurado em 1897 no bairro da Mooca, em São Paulo. Fundado por Rodolfo Crespi, que importou alguns teares e adquiriu outros em São Paulo, dava muitos empregos. Ficava próximo à estação da Hospedaria dos Imigrantes, e era o primeiro lugar onde os “oriundi” procuravam trabalho; havendo vagas, estavam empregados.
Chegou a contar com catorze mil fusos e quinhentos teares e tinha fiação, tecelagem, tinturaria e malharia e chegou a consumir 3 mil cavalos força em energia elétrica e duzentas toneladas mensais de óleo em suas caldeiras, funcionando 24 horas por dia.
Foi uma das primeiras indústrias paulistas a receber energia elétrica (400 HP) fornecida pela São Paulo Tramway, Light and Power Company em 1914, simultaneamente com a IRFM(500 HP) e a Companhia Antártica Paulista (500 HP).
Em 1898 entre as ruas dos Trilhos, Taquari, Visconde de Laguna e Javari começou a construção de um gigantesco prédio, de três andares, com quase 50 mil m², num terreno de 30 mil m², que abrigaria a fábrica do Cotonifício Rodolfo Crespi. Projetado pelo arquiteto italiano Giovanni Battista Bianchi, tornou-se um relevante patrimônio cultural dos primórdios da era industrial de São Paulo devido à sua arquitetura, e também foi representativo da própria história da industrialização e de suas relações de trabalho na cidade de São Paulo, tendo servido de estopim para as greves de 1917, uma das as primeiras, e ainda a mais violenta, dentre as greves já havidas no Brasil.
Em 20 de abril de 1924 os funcionários do Cotonifício Rodolfo Crespi fundaram o Clube Atlético Juventus, inicialmente com o nome de Extra São Paulo
Em 22 de julho de 1924 o prédio do Cotonifício foi atingido pelo chamado "bombardeio terrificante", um violento bombardeio aéreo das forças legalistas federais, durante a Revolução de 1924, sendo praticamente destruído [1].
A empresa passou por longos períodos de grande prosperidade e só começou a enfrentar dificuldades na década de 1950, devido a seus equipamentos terem ficado obsoletos. Fechou em 1963.
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