Essa foto do ônibus elétrico me traz lembranças (pouco se dizia, acho, trólebus ou tróleibus, naquele 1957 – eu tinha dez anos – de quando tais veículos americanos aqui chegaram, de navio). Lembranças até nostálgicas porque remetem a outra São Paulo – menos populosa, menos agressiva; sob certos aspectos, mais bem cuidada.
O “História de Vila Diva” é muito interessante, propicia comentar, permitam, pois. Dessa linha de trólebus Água Rasa – curioso, para minha memória – não lembro dela. Entretanto, anos 50, lembro de outra, anterior, e que saía, ao lado da 33 - Quarta Parada, da Clóvis Beviláqua. Lembro nítido.
Era a 32 - Água Rasa. Pontos iniciais encostados. Servidas – como não lembrar? – pelos belos, confortáveis e silenciosos ônibus também americanos, de 1949, os Twin-Coach – não lembro se diesel ou a gasolina, motor sob o piso.
Contemporâneos de mim confirmarão. Um molejo tal que, passando por algum desnível na rua, o ônibus sacolejava gostoso!
Trólebus idênticos – os mesmíssimos, que o da foto –, longevos na CMTC, neles viajei na linha Sílvio Romero ou na Santa Margarida Maria etc. Eram – vim a saber – os ACF-Brill, robustos e espaçosos, comuns em cidades americanas.
Em 1957, prefeito Adhemar de Barros, foram adquiridos, usados (nem por isso “sucata”), de Denver. Como todo ônibus americano (da CMTC), muito bons!
Salvo equívoco, inauguraram a linha Mooca. Fato de que não lembro, mas vi fotos do evento.
Também lembro de que, à época, os ônibus da CMTC (mas não os bondes) – cuja boa parte da frota era de veículos reformados (ou “recuperados”) nas oficinas da Santa Rita, no Pari – traziam na lataria, acima das janelas, um propósito, uma inscrição: “Mais transportes, melhores transportes”, dizia.
“Mais”? Questionável, à época. Agora “melhores”, sem dúvida dentre estes lembro que haviam de estar os dois ônibus – que figuraram também na paisagem da Água Rasa. Um abraço!
Rubens Cano de Medeiros Vila Gumercindo São Paulo / SP
Essa foto do ônibus elétrico me traz lembranças (pouco se dizia, acho, trólebus ou tróleibus, naquele 1957 – eu tinha dez anos – de quando tais veículos americanos aqui chegaram, de navio). Lembranças até nostálgicas porque remetem a outra São Paulo – menos populosa, menos agressiva; sob certos aspectos, mais bem cuidada.
ResponderExcluirO “História de Vila Diva” é muito interessante, propicia comentar, permitam, pois. Dessa linha de trólebus Água Rasa – curioso, para minha memória – não lembro dela. Entretanto, anos 50, lembro de outra, anterior, e que saía, ao lado da 33 - Quarta Parada, da Clóvis Beviláqua. Lembro nítido.
Era a 32 - Água Rasa. Pontos iniciais encostados. Servidas – como não lembrar? – pelos belos, confortáveis e silenciosos ônibus também americanos, de 1949, os Twin-Coach – não lembro se diesel ou a gasolina, motor sob o piso.
Contemporâneos de mim confirmarão. Um molejo tal que, passando por algum desnível na rua, o ônibus sacolejava gostoso!
Trólebus idênticos – os mesmíssimos, que o da foto –, longevos na CMTC, neles viajei na linha Sílvio Romero ou na Santa Margarida Maria etc. Eram – vim a saber – os ACF-Brill, robustos e espaçosos, comuns em cidades americanas.
Em 1957, prefeito Adhemar de Barros, foram adquiridos, usados (nem por isso “sucata”), de Denver. Como todo ônibus americano (da CMTC), muito bons!
Salvo equívoco, inauguraram a linha Mooca. Fato de que não lembro, mas vi fotos do evento.
Também lembro de que, à época, os ônibus da CMTC (mas não os bondes) – cuja boa parte da frota era de veículos reformados (ou “recuperados”) nas oficinas da Santa Rita, no Pari – traziam na lataria, acima das janelas, um propósito, uma inscrição: “Mais transportes, melhores transportes”, dizia.
“Mais”? Questionável, à época. Agora “melhores”, sem dúvida dentre estes lembro que haviam de estar os dois ônibus – que figuraram também na paisagem da Água Rasa. Um abraço!
Rubens Cano de Medeiros
Vila Gumercindo
São Paulo / SP
obrigado pelo relato.
Excluir