FOTO TODOVINHO.BLOSPOT.COM.
Francisco Marengo, viticultor, nasceu em Piemonte, Itália, em 1875.
Veio para o Brasil aos dez anos de idade, em companhia de seus pais.
Desde menino auxiliava o pai, Benedito Marengo, nas lidas da Chácara Marengo, então localizada na Sexta Parada, hoje Tatuapé.
Ali se especializou na cultura de frutas, notadamente uvas, introduzindo em São Paulo, com excelentes resultados, a Nágara Branca, dos Estados Unidos.
Essa espécie de uva veio a espalhar-se, depois, por todo o País, tornando-se conhecida por Uva Marengo.
Foi um dos pioneiros da viticultura prática do Brasil.
Entre os muitos títulos conquistados por Francisco Marengo, ao longo de sua prestante e vitoriosa atividade na viticultura em particular está a grande medalha de ouro da Exposição de frutas em 1906, da Secretaria da Agricultura de São Paulo; conquistou, ainda o grande prêmio na Exposição Nacional em 1908 e os grandes prêmios e medalhas de ouro e prata na Exposição de Frutas em 1909; na Exposição Internacional de Indústria, Alimentação e Higiene de Gênova, em 1914, na Exposição de Frutas do Rio de Janeiro, em 1916, e na Exposição-Feira do Rio de Janeiro em 1917.
Em 1915 foi nomeado membro de honra do Júri e agraciado com a grande Cruz, na Exposição Internacional de Milão.
Em 1922 foi contemplado com a Grande Cruz de Prata oferecida pelo Governo do Estado de São Paulo, ao melhor cultivador de uvas do Brasil.
Em 1924, o Instituto Agrícola Brasileiro conferiu-lhe Diploma Honorífico e medalha de ouro. O maior prêmio recebido por Francisco Marengo, foi o título de Cavalheiro da Coroa Italiana, que lhe foi conferido em 1930 pelo rei Vitório Emanuele III, em reconhecimento ao muito que fez pelo bom nome de sua pátria de origem, no exterior.
Faleceu em São Paulo em 02 de maio de 1959.
FONTE: DICIONARIODERUAS.PREFEITURA.SP.GOV.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário