sábado, 25 de junho de 2016

FOTO DO COMETA LINHA 135-V. STA IZABEL -CIDADE-1958

A VIAÇÃO COMETA OPEROU  DE 1952 ATÉ 1959 AS LINHAS V. DIVA -BELÉM ;V. DIVA -CIDADE ; V. STA IZABEL -BELÉM ; V. STA ISABEL -CIDADE ;SAPOPEMBA -BELÉM ; V. FORMOSA -BELÉM E GUILHERME GIOGI -BELÉM
FONTE :FACEBOOK MEMÓRIA DO TRANSPORTE COLETIVO

Um comentário:

  1. Um outro blog diz que essa foto, a do ônibus Vila Santa Isabel, ela é de 1958 – faz sentido. Àquele tempo, eu tinha de dez para onze anos. E me lembro desses ônibus – da Cometa (inclusive rodoviários), da CMTC e de outras empresas paulistanas.

    Ah, lembro! Esse Vila Santa Isabel, aí, no ponto inicial – tal qual outras linhas – que partiam do Paiçandu (ou perto) traziam o letreiro PAISSANDU, assim, dois “S” – como o Cine Paissandu. Ou, então, letreiro CIDADE. Muitos hão de lembrar.

    Como àquela época não tinham ainda inventado o tal “Centro expandido” – digo, urbanistas – ir ao Centro (de fato) era “ir à Cidade”. Por que não o letreiro dos ônibus, pois?

    Essa foto desperta lembranças. Por exemplo: certa vez, folheando uma publicação da General Motors, constatei que tais ônibus, qual o da foto – jeitão dos ônibus americanos dos anos 40 e 50 –, foram montados entre 1953 e 1954, centenas deles – na colossal GM de São Caetano do Sul.

    Dizia mais. Eram os avançados (para a época) “Coaches brasileiros” – brasileiros, cujos componentes importados (ops, americanos) eram “só” chassis, motor e câmbio... “só”...

    Pois esse mesmíssimo modelo de ônibus – que a fábrica denominava GMB ODC 210, belo ônibus – a foto me faz lembrar de certa linha da CMTC. Lá, anos 50, de “minha” Vila Mariana, de quando eu acompanhava minha mãe, que ia comprar “confecções de roupas” – para revender – na José Paulino. Era a 10 – Norte/Sul.

    É que hoje – eu tangenciando os setenta – entendo aquela linha, que durou pouco até – um tanto curiosa... Linha 10 – Norte/Sul.

    O trajeto dela – ainda rodasse – seria exatinho o trecho do metrô entre Ana Rosa e Armênia. Era uma não muito comum linha de ônibus “diametral”.

    Naqueles meados dos anos 50, uma linha “de volta para o passado”. Porque o itinerário era a reedição de outra linha – só que de bondes: 39 – Ponte Grande/Vila Marianna (com dois “n”).

    Bondes da Light, antes do início da CMTC em 1947. Linha, aliás, extinta uns quinze anos antes da Norte-Sul. Assim, essa foto me lembra daqueles ônibus da CMTC, iguais.

    E que mais dizer – eu? Ah, sim! Um abraço grande – do tamanho da Vila Diva!

    Rubens Cano de Medeiros
    Vila Gumercindo
    São Paulo / SP

    ResponderExcluir