quarta-feira, 29 de junho de 2016

FRANCISCO MARENGO FOTO E BIOGRAFIA

FOTO TODOVINHO.BLOSPOT.COM.

Francisco Marengo, viticultor, nasceu em Piemonte, Itália, em 1875. 
Veio para o Brasil aos dez anos de idade, em companhia de seus pais. 
Desde menino auxiliava o pai, Benedito Marengo, nas lidas da Chácara Marengo, então localizada na Sexta Parada, hoje Tatuapé. 
Ali se especializou na cultura de frutas, notadamente uvas, introduzindo em São Paulo, com excelentes resultados, a Nágara Branca, dos Estados Unidos. 
Essa espécie de uva veio a espalhar-se, depois, por todo o País, tornando-se conhecida por Uva Marengo. 
Foi um dos pioneiros da viticultura prática do Brasil.
 Entre os muitos títulos conquistados por Francisco Marengo, ao longo de sua prestante e vitoriosa atividade na viticultura em particular está a grande medalha de ouro da Exposição de frutas em 1906, da Secretaria da Agricultura de São Paulo; conquistou, ainda o grande prêmio na Exposição Nacional em 1908 e os grandes prêmios e medalhas de ouro e prata na Exposição de Frutas em 1909; na Exposição Internacional de Indústria, Alimentação e Higiene de Gênova, em 1914, na Exposição de Frutas do Rio de Janeiro, em 1916, e na Exposição-Feira do Rio de Janeiro em 1917.
 Em 1915 foi nomeado membro de honra do Júri e agraciado com a grande Cruz, na Exposição Internacional de Milão.
 Em 1922 foi contemplado com a Grande Cruz de Prata oferecida pelo Governo do Estado de São Paulo, ao melhor cultivador de uvas do Brasil. 
Em 1924, o Instituto Agrícola Brasileiro conferiu-lhe Diploma Honorífico e medalha de ouro. O maior prêmio recebido por Francisco Marengo, foi o título de Cavalheiro da Coroa Italiana, que lhe foi conferido em 1930 pelo rei Vitório Emanuele III, em reconhecimento ao muito que fez pelo bom nome de sua pátria de origem, no exterior. 
Faleceu em São Paulo em 02 de maio de 1959.

FONTE: DICIONARIODERUAS.PREFEITURA.SP.GOV.BR

TRAVESSA DOMINGOS SCOMBATE-V. DIVA

Domingos Scombate, nasceu em Taquaritinga - São Paulo, onde foi administrador de fazenda. Veio para a capital por volta de 1968, se engajando nos serviços voltados a comunidade, na Chácara Mafalda, local onde passou a residir. Contribuiu de forma efetiva para a implantação da rede de água e esgoto na Vila Diva. Casou-se com Elvira Pedroni Scombate, com quem teve seis filhos. Faleceu em 1995, com 80 anos de idade.
DICIONÁRIODERUAS.PREFEITURA.SP.GOV.BR 

sábado, 25 de junho de 2016

FOTO DA IGREJA SANTA CLARA -RUA SILVIO DE SOUZA

FONTE : FACEBOOK PAROQUIA SANTA CLARA

FOTO DO COMETA LINHA 135-V. STA IZABEL -CIDADE-1958

A VIAÇÃO COMETA OPEROU  DE 1952 ATÉ 1959 AS LINHAS V. DIVA -BELÉM ;V. DIVA -CIDADE ; V. STA IZABEL -BELÉM ; V. STA ISABEL -CIDADE ;SAPOPEMBA -BELÉM ; V. FORMOSA -BELÉM E GUILHERME GIOGI -BELÉM
FONTE :FACEBOOK MEMÓRIA DO TRANSPORTE COLETIVO

RUA TUJUCUÊ-ESTAÇÃO DE TREM MOGIANA PAULISTA

HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
A ESTAÇÃO: O posto te;egráfico de Tujucuê foi aberto em 1911, como um posto telegráfico. A greve da Mogiana de 1920 teveTujucuê como o início de um longo trecho, até Casa Branca, da linha-tronco, depredado pelos grevistas (OESP, 1/4/1920). O posto foi fechado em 1961 (*RM-1961). Em 1979, a abertura da variante Guedes-Mato Seco tirou o local da antiga estação da linha. A estação foi demolida e plantou-se cana no local.
FONTE : ESTACOESFERROVIARIAS COM.BR

quinta-feira, 23 de junho de 2016

FOTOS DA PADARIA MARESCA -V. DIVA-1952

fonte: YOUTUBE IMIGRAÇÃO DA FAMILIA MARESCA

RUA PARTICULAR MARIA ROSA (ATUAL ESTER ROSA FILSNER)V. DIVA

Ester Rosa Filsner nasceu em Frutal - MG no dia 14 de dezembro de 1926. Filha de João Pinto Rosa e de Maria do Carmo da Conceição. Era viúva de Frederico Filsner. Teve 04 filhos: João, Ana, José e Luzia. Veio com a família para o bairro do Belém no ano de 1960. Em 1961 investiu suas economias na compra de um imóvel em um bairro pouco conhecido mas que estava começando a florescer e tinha por nome Vila Formosa. Os parentes não queiram que a família empreendesse tal feito uma vez que o bairro era considerado como distante e tinha fama de ser perigoso. Mas dona Ester era uma pessoa determinada e não esmoreceu, e assim foi feito. Em uma rua de nome Iru, que é uma espécie de fava, compraram um imóvel grande onde anteriormente viviam três famílias. Como a maioria do bairro, essa rua não tinha asfalto nem iluminação e dona Ester sempre pensando no progresso e no bem-estar dos seus, não media esforços em procurar as autoridades no intuito de conseguir melhorias para a região. Vila Formosa era um bairro novo e assim algumas famílias tornavam-se amigas devido a interesses mútuos. Foi assim, que a família de dona Ester tornou-se amiga da família do saudoso e eterno vereador por vila Formosa Emilio Meneghini, do sr. Francisco Roquetti, da família Ramirez e tantas outras que fazem hoje Vila Formosa ser o bairro que é. Denominação solicitada pelo Conselho Comunitário de Segurança de Vila Diva. Faleceu no dia 30 de setembro de 2005 com 78 anos de idade. Nome anterior: CONHECIDO POR RUA PARTICULAR MARIA ROSA Nome oficializado pelo Decreto nº 52.732, de 20/10/2011. O Processo administrativo nº 2010-0.288.978- é o que trata da oficialização do nome.
fonte : dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br

terça-feira, 21 de junho de 2016

RUA PAULINA E VILA PAULINA (CHÁCARA MAFALDA) -V.DIVA


HOMENAGEM A ESPOSA DE MATTEO BEI , A ITALIANA PAOLINA OU PAULINA MEI BEI NASCIDA PROVAVELMENTE NA REGIÃO DE LUCA OU LUCCA NA TOSCANA ITALIANA ENTRE 1880 E 1890. CASE-SE EM 1905  TENDO CINCO FILHOS FALECENDO ENTRE 1946 E 1950 SEPULTADA NO CEMITÉRIO ARAÇÁ NO JAZIGO DA FAMILIA BEI.
FONTE : BIOGRAFIA DE MATTEO BEI NO WIKIPEDIA E GOOGLEMAPS

FOTO AMPLIADA DA CAPELA SANTO ANTONIO DE PÁDUA(CHAC. MAFALDA)-1952

FOTO AMPLIADA DA PRIMEIRA MISSA CAMPAL CELEBRADA PELO CARDEAL DE SÃO PAULO DOM CARLOS CARMELO DE VASCONCELOS MOTTA NA CAPELA SANTO DE PÁDUA (ATUAL PARÓQUIA SANTO ANTONIO DE PÁDUA)AV. MONTEMAGNO EM 1952.


MATTEO BEI E PAULINA MEI BEI FORAM SEPULTADOS NO CEMITÉRIO ARAÇA

CONFORME FOTOS DA LÁPIDE DO JAZIGO
DA FAMÍLIA BEI NO CEMITÉRIO DO ARAÇÁ NA AV DR. ARNALDO FORAM ENTERRADOS MATTEO , PAOLINA , WALTER, ARMANDO VITTORIO  E RODOLFO COM UMA OBRA DE ARTE
FONTE : GOOGLE IMAGEM ARTE TUMULAR CEMITERIO DO ARAÇÀ -SÃO PAULO

AV LUCA-CHÁCARA MAFALDA(PROVÍNCIA ITALIANA DA TOSCANA)

A província de Luca ou Lucca é uma
LUCA OU LUCCA.
província Ítaliana da região de Toscana com cerca de 372 244 habitantes,densidade de 210 hab/km².[1] [2] [3] Está dividida em 35 comunas, sendo a capital Luca.[1] [2] [3]
Faz fronteira a norte com a região da Emília-Romanha (província de Régio da Emília e província de Modena), a este com a província de Pistoia e província de Florença, a sul com a província de Pisa e a oeste com o Mar Tirreno e a província de Massa-Carrara.[1] [2] [3]


fonte:wikipedia

segunda-feira, 20 de junho de 2016

RUA MIRABELA -V.DIVA

RUA DA CAPELA DO TINOCO E TINOCO-NS APARECIDA
Mirabela é uma cidade brasileira no Estado de Minas Gerais.

FONTE: DICIONARIODE RUAS.PREFEITURA.SP.GOV.BR

RUA ASCÂNIO -V. DIVA

Ascânio, ou Iulo, foi filho dos lendários Eneias e Creúsa e neto de Anquises. Depois da queda da cidade de Troia, destruída pelos gregos, chegou à Itália com seu pai Eneias, que se casou com Lavínia, filha do rei do LácioLatino, e fundou uma cidade que chamou Lavínio, em homenagem à sua esposa.
Estátua de mármore de Ascânio, da primeira metade do século I d.C., hoje no Museu Arqueológico Nacional de Espanha, em Madri.
Ascânio é conhecido pelos romanos como Iulo (Iulus, em latim), nome que remete aIlus, um dos reis mais antigos de Troia e que alguns afirmam ter dado o nome a Ílio, outra denominação de Troia.

Fonte : wikipedia

domingo, 19 de junho de 2016

ANIVERSÁRIO DE 106 ANOS DO BAIRRO SAPOPEMBA (26 DE JUNHO)

Histórico

"Sapopemba" é um nome tupi que significa "raiz angulosa, com protuberâncias", através da junção dos termos sapó ("raiz") e pem ("anguloso, com protuberâncias")

O bairro de Sapopemba foi oficialmente fundado em 26 de junho de 1910, sendo elevado à condição de distrito no ano de 1985, quando foi desmembrado de Vila Prudente. A história de Sapopemba está viva na memória de seus moradores mais antigos até os dias de hoje. Por exemplo, o primeiro nome dado à região pelos imigrantes italianos foi Monte Rosso, devido à terra vermelha (rosso é um termo italiano que significa "vermelho"), própria para a agricultura e fabricação de telhas e tijolos. Depois veio o nome "Sapopemba", originário da árvore sapopema, espécie comum na Amazônia que desenvolve raízes de até dois metros de altura ao redor de seu tronco.
Todavia, foram os portugueses os principais responsáveis pelo povoamento do bairro, que transformaram as grandes extensões de terras férteis em chácaras de plantação de verduras. Américo Colaço Secco, é morador da região desde 1923 e conta que os filhos sempre o ajudaram no trabalho da roça: "Tudo o que plantávamos era vendido no mercado da Rua da Cantareira, próximo do Parque Dom Pedro", disse lembrando do tempo em que o local era todo de madeira.
José Annes é outro morador com muita história para contar. Ele diz que em 1924, durante os 28 dias da Revolução, foi expulso de casa com sua família pela artilharia carioca e mineira, e teve que fugir em carros de boi. Segundo Annes, a agricultura foi introduzida na região pelos imigrantes portugueses. "As pessoas que moravam aqui viviam de cortar as árvores que já existiam e vender os feixes de lenha para as padarias do Belém", afirma.
O evento mais importante da história de Sapopemba foi a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal em 1931. Porém, encomendada por João Alves Pereira, a imagem só foi liberada pela alfândega depois que uma comissão de moradores pagou três contos de réis, valor de que Pereira não dispunha. "Cada um deu o que podia, mas todos contribuíram", conta Secco, filho de um dos integrantes da turma que pagou a taxa alfandegária.

Aí então uma procissão grandiosa levou a estátua da santa até Sapopemba. "O grupo que carregava a imagem partiu da Rua Padre Lino, na Quarta Parada e outro saiu da Igreja de São Roque, onde hoje é a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e de São Roque", afirma Annes, lembrando dos momentos em que viveu quando tinha dezesseis anos. Mas, o encontro dos dois grupos aconteceu somente na Capela de Santa Cruz, localizada na Estrada da Barreira Grande. Mais tarde, ao lado da antiga Igreja de São Roque, foi erguido um santuário para a imagem da santa.

Subprefeitura
A região de Sapopemba conta com a instalação de sua própria subprefeitura em um imóvel de 1,6 mil metros quadrados, desde janeiro de 2015. A praça de atendimento instalada no local tem capacidade para atender até 500 pessoas por dia, projeto este que faz parte do Plano de Metas 2013-2016 do atual Prefeito. 
FONTE: SITE DA PREFEITURA DE SÃO PAULO WWW.CAPITAL.SP.GOV.BR

sábado, 18 de junho de 2016

RUA MIRANDA JORDÃO E AV. MONTEMAGNO

RUA MIRANDA JORDÃO(ANTIGA RUA RUI BARBOSA)

O Dr. Carlos Augusto de Miranda Jordão nasceu no ano de 1854. Formou-se engenheiro civil em 1870, pela Universidade de Gand, Bélgica. Ao regressar ao Brasil foi engenheiro da Estrada de Ferro Central do Brasil. Ocupou diversos cargos importantes. Foi condecorado pelo Imperador D. Pedro II com a Ordem da Rosa e pelo Rei da Bélgica com a Comenda de São Leopoldo. Faleceu no Rio de Janeiro em 1939. 

AVENIDA MONTEMAGNO(CIDADE ITALIANA DA TOSCANA)

Montemagno é o nome de uma aldeia italiana na Toscana. Este nome foi dado pelo Sr. Matteo Bei, o loteador, em homenagem à sua vila de origem.
 FONTE :dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br

HOMENAGEM A VALDEMAR MATOS-LÍDER COMUNITÁRIO DA V. DIVA E V. FORMOSA

EU CONHECI  O DR. VALDEMAR NA REUNIÃO NA ASSOC.COMUNITÁRIA DO DANNY AUSTIN NA AV. MONTEMAGNO EM 2002. 

DEVIDO AO CANCELAMENTO DA LINHA CORREIO -CEMITÉRIO V. FORMOSA .

NO ANO PASSADO ELE FOI HOMENAGEADO NA CERIMÔNIA DOS 93 ANOS DA V. DIVA , ELE ERA NOSSO COLABORADOR NO JORNAL DO BAIRRO DO SAPOPEMBA COM A COLUNA TRIBUNA DE FÉ , 

ESCREVEU O LIVRO VILA FORMOSA PASSADO E PRESENTE,
O ÚLTIMO LIVRO TRIBUNA DE FÉ ELE FEZ A UMA DEDICATÓRIA A MIM .

FALECEU A POUCOS DIAS . 

FUNDOU A ASSOC. MORADORES V. DIVA E V. EMA NA DÉCADA DE 1950. 

NASCEU NA VILA  DO BOM SOSSEGO COMARCA DE MACAÚBAS , ESTADO DA BAHIA NO DIA 09/09/1926. 

CASOU COM MARIA APARECIDA MATOS E NOVAIS EM 1952 
,O CASAL TEVE UM E DOIS NETOS.

RECEBEU GRAU DE BACHAREL EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EM 1980 COM 55 ANOS PELA FACULDADES BRAZ CUBAS EM MOGI DAS CRUZES.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

FOTO DO MAPA(1951) DA V.DIVA -CASA VERDE

Há outra Vila Diva em São Paulo , mas na zona norte no bairro Limão loteada por Matteo Bei na década de 1920.
Fonte: www.capital.sp.gov.br

RUA FRANCISCO FETT- V. EMA

Francisco Fett nasceu na Alemanha. Chegou ao Brasil por volta de 1890. Foi casado com Sofia Rauss Fett, também nascida na Alemanha, com quem teve o filho Alfredo Fett. Mais tarde já em Vila Ema tiveram mais quatro filhos. Homem enérgico, era militar - tenente, e lutou muito para o progresso do bairro.
FONTE :DICIONARIODE RUAS.PREFEITURA.SP.GOV.BR

quarta-feira, 15 de junho de 2016

RUA ANTONIO GOMES(V. DIVA-V.EMA)

O Almirante Antônio Gomes Coutinho Pereira, nasceu no Rio de Janeiro em 1865. Diplomado pela Escola de Marinha, fez várias viagens de circunavegação em navios da esquadra. Serviu na flotilha do Rio Grande do Sul, por ocasião da revolta da Armada de 1893. Fiscalizou a construção de navios no exterior e comandou com brilho, o navio- escola "Benjamin Constant". Em 1910 comandava o Corpo de Marinheiros Nacionais, por ocasião da chamada "Revolta da Chibata". Depois foi adido naval em Londres e comandante do encouraçado "Minas gerais", Diretor da Escola Naval, Ministro da Marinha, Chefe do Estado Maior da Armada e Ministro do Supremo Tribunal Militar. Pertencia desde 1910 ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Faleceu no ano de 1922, no Rio de Janeiro.
fonte:dicionáriodasruas.prefeitura,sp.gov.br 
foto google imagem

quinta-feira, 9 de junho de 2016

HISTÓRIA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO (V.DIVA)


 Em 1932, um casal doa o terreno, em 1933, iniciada  a capela da comunidade NS do Perpétuo Socorro. No Arquivo Metropolitano da Arquidiocese (Ipiranga) encontramos a foto de grupo de crianças preparando -se para primeira Comunhão.


No Santuário Sagrado Coração (V.Formosa), há registros nas páginas 35 , no ano de 1959, com Paróquia NS Perpétuo Socorro onze mil hóstias , páginas 36 , 9.800 , ano de 1960. Elevada a categoria de Paróquia em 30/10/1960.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

FOTOS DA FRENTE EE ANDRE OHL -2013 - 1952 E ATUALMENTE

COMPARANDO AS FOTOS DE 2013 E 1952 , O ÂNGULO DA FOTO É O MESMO , COM DESTAQUE AS JANELAS E A ESCADA DA ENTRADA , NA FOTO ATUAL O MURO EM AZULEJOS E A ÁREA VERDE FAZEM A DIFERENÇA .
FONTE ; FACEBOOK VILA DIVA O BAIRRO A INFÂNCIA A VIDA E GOOGLE MAPS