O Jockey Club de São Paulo é parte integrante da história da cidade. Sua fundação se deu em 14 de março de 1875, com o nome de Club de Corridas Paulistano. No início eram apenas 73 sócios – jovens e senhores da elite empresarial paulista - e um capital de 9 contos e 90 mil réis. Os dois principais fundadores foram, pela ordem, Raphael Aguiar Paes de Barros e Antônio da Silva Prado, posteriormente conhecido como o Capitão Antônio Prado.
O jovem Raphael Paes de Barros, filho do Barão de Itú e neto do Barão de Iguape, foi enviado, por seu pai, para estudar na Inglaterra. Voltou engajado na luta pela libertação dos escravos e apaixonado e entusiasta das corridas de cavalos, esporte que vivia seu grande apogeu na Europa.
A primeira corrida oficial do Jockey Club de São Paulo aconteceu em 29 de outubro de 1876, no Hipódromo da Mooca, na rua Bresser. Com direito a apresentação de banda de música e presença de um grande público. Os dois únicos cavalos inscritos, Macaco e Republicano, tiveram a honra de inaugurar as raias instaladas nas colinas da Zona Leste da Capital. Apesar do favoritismo de Republicano, Macaco levou o primeiro prêmio da Província.
fonte e fotos : jockeysp.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário