O mapa de São Paulo de 1951 mostra o bairro da Vila Diva (Chacára Mafalda e Chacára Belenzinho) já formado, a maioria dos nomes das ruas eram em homenagem as mulheres e também houve uma troca dos nomes como a tabela abaixo :
RUA RUI BARBOSA=RUA MIRANDA JORDÃO
RUA GINA=ANTONIO ANDRÉ RODRIGUES
RUA ANITA = RUA MARIA AFONSO
RUA FLAVIA=RUA FLORIO E GRECCO
RUA MUSSOLINI=RUA JOSE DA ROCHA VITA
RUA DEZ = RUA GERALDO DA SILVA
RUA SCHILLER = RUA SOLIDÔNIO LEITE
Os antigos moradores falam das ilustres mulheres Dona Mafalda, chacareira que viveu na década de 1920 e Dona Diva proprietária de terras desde Igreja Santa Luzia até Rua Maria Afonso e provavelmente sua casa era rua Dr. Gabriel de Resende próximo a Rua Lavinia Ribeiro , por esse motivo no mapa 2015 Vila Diva é destaque nesse trecho. A fama da Dona Diva se espalhou ficando como referência no bairro , como o bairro da Vila Matilde muitos falavam é depois da casa da Dona Diva , fato curioso que também ocorreu com o ponto final do ônibus , após 2000 ,ano extinção da linha de 0338-CORREIO -VILA DIVA as pessoas citavam , eu vou até ponto final e nunca usaram como referência o Banco do Brasil.
Muito legal a ideia de preservação da história de um bairro. Conhecer a nossa história é conhecer a nós mesmo. Parabéns.
ResponderExcluirParabéns... Rua 10 acredito que é a única que se manteve...
ResponderExcluirParabéns... Rua 10 acredito que é a única que se manteve...
ResponderExcluirParabéns... Rua 10 acredito que é a única que se manteve...
ResponderExcluir