sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

mapa da Sesmaria de João Ramalho-livro Mario Ronco e comparação com a área atual

Mapa mais detalhado mostra os detalhes dos rios Capão do Embira(Av. Ver.
Abel Ferreira) e Mooca(Av. Luis Ignácio Anhaia Mello) mostrando local desde o Shopping Analia Franco até Supermercado Extra (Anhaia Mello) através da flecha central.
fonte :www.vilaprudentesuahistoria.com.br
acima o mapa de 1951 correspondente a área detalhada da Sesmaria de João Ramalho

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Rua Bernarda Paulista-V. Santa Clara-Rebelião Imperial em 1822 em São Paulo

Bernarda Paulista, pronunciamento civil e militar ocorrido em São Paulo em 23 de maio de 1822. Motivou-o a ordem dada pelo Ministro José Bonifácio de Andrada e Silva para que se recolhecem a corte o presidente Oyenhausen e o ouvidor José da Costa Carvalho, mais tarde Marquês de Monte Alegre. Era o primeiro ataque concreto contra a influência dos Andradas em São Paulo; mas o Príncipe Regente Dom Pedro tomou partido do seu ministro e o movimento foi sufocado.
fonte: dicionariosderuas.prefeitura.gov.br

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Amelio Koga fundador do Koga Koga Autopeças -V.Santa Clara

foto : google maps 2015

Rua Amelio Koga-V. Invernada


Amélio Koga nasceu em 10 de Julho de 1917. Trabalhou na lavoura, aprendeu mecânica de automóveis e seguiu para Marília onde abriu uma pequena oficina mecânica denominada Oficina Koga. Foi piloto aos 26 anos, durante a 2ª grande guerra mundial com vôo para 5 tipos de aviões no Aero Club de Marília. Abriu um posto de gasolina e garagem de Auto-Mecânica. Montou um restaurante típico japonês no bairro do Paraíso. Montou uma loja de auto peças na av. Jabaquara, denominada de Auto Peças Koga & Filhos e Koga Koga & Cia Ltda, Divauto Auto Peças. Prosseguindo o ritmo de expansão, adquiriu a fazenda agropecuária na localidade de Getulina, próximo de Lins, São Paulo. Tinha de 300 a 400 fornecedores entre atacadistas e industriais que consideravam a loja Koga Auto Peças a maior varejista de peças de automóveis da América do Sul. Faleceu em 17 de fevereiro de 1983, com 65 anos.
fonte;Dicionarioderuasprefeitura.sp.gov.br

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Elétrica Marmota -Chácara Mafalda(V. Diva) fundada em 1971

antigo endereço :Av. Montemagno 1029

atual endereço : Rua Armando Dias, 457

fundada em 1971 pela família Gimenez , este foi o meu primeiro emprego em 1980 como ajudante geral na loja antiga na av. Montemagno, 1029.
fotos Google maps
fonte: Eletrica Marmota . com.br

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Foto e biografia da Dona Diva que foi homenageada com o nome do bairro

DIVA MANOGRASSO DI GIULIO

Filha de Ernesto Manograsso e Ylvane Perrin Manograsso, Diva Manograsso Di Giulio nasceu no município de São Paulo, em 12 de maio de 1912. Casou-se com Horácio Di Giulio. Por iniciativa de seu irmão, Rubens Manograsso, a senhora Diva Manograsso Di Giulio, seu esposo e familiares foram provedores da Santa Casa de Misericórdia de Guararema durante anos, pois os mesmos viram a necessidade de apoio à saúde da cidade de Guararema. Além da ajuda à saúde, a senhora Diva, seus familiares, além de outras pessoas envolvidas, também promoviam eventos para distribuição de brinquedos, roupas e cestas de Natal para moradores de Guararema. Geralmente os eventos eram organizados na escolinha da Destilaria Bellard, que pertencia à família Manograsso e muitas famílias eram beneficiadas com essa ajuda. A família Manograsso contribuiu ativamente para o desenvolvimento da região onde hoje é o Condomínio Alpes de Guararema. Faleceu em 02 de março de 2001, em São Paulo, aos 89 anos. Pela Lei Nº 2841, de 22 de dezembro de 2011, Anexo II, foi homenageada com a denominação do logradouro público “Rua Diva Manograsso Di Giulio”, no bairro Paião. Informações fornecidas por Sérgio Manograsso Di Giulio, seu filho.

fonte:Prefeitura de Guararema-foto heritage.com

A verdadeira Dona Diva

Eu vendo o documentário sobre a V. Diva , prestei atenção no depoimento da Família Maresca quando ouvi que a Dona Diva era esposa do Prefeito em 1952 ,  sendo homenageada com o nome do nosso bairro, pesquisando sobre os Prefeitos descobri que de 1951 á 1953 , Armando  de Arruda Pereira era o Prefeito na época. Mas segundo o Acervo Estadão a V. Diva já existi em 1948. Esta opção fui descartada pois cruzando outros dados da Família Manograsso descobri a verdadeira Dona Diva que nome completo é Diva Manograsso di Guilio.