quinta-feira, 31 de março de 2016

FOTO DA JARDINEIRA AGUA RAZA-V. FORMOZA -DÉCADA DE 1930

FONTE:VILAFORMOSAWEB.COM.BR

RUA PLACIDO DE CASTRO(V.INVERNADA)


FOTO :WIKIPEDIA

José Plácido de Castro nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, em 09 de dezembro de 1873. Iniciou a sua carreira militar em 1889, no Rio de Janeiro, fazendo com brilho o curso na Escola de Sargentos. Serviu mais tarde as ordens de Gumercindo Saraiva, tornando-se digno de louvor pela sua bravura e inteligência. Terminada a campanha federalista e desligado do Exército, seguiu para Manaus em 1899 e, em 07 de novembro desse ano, deu início a sua gloriosa vida de aventuras no território do Acre, ocupado então pelos bolivianos. À frente de tropas brasileiras, após uma série de guerrilhas, expulsou os bolivianos e, em 26 de janeiro de 1903 organizou o governo acreano sob sua presidência. Essa sua atitude permitiu o coroamento feliz da velha contenda de limites, graças à ação de Rio Branco. Faleceu no Acre em agosto de 1908, vítima de uma emboscada.
FONTE: DICIONARIODASRUAS.PREFEITURA.SP.GOV.BR

segunda-feira, 28 de março de 2016

IGREJA BATISTA NA VILA DIVA

HISTÓRICO DA IGREJA BATISTA VILA DIVA

No dia 24 de maio de 1945 às 3 horas da tarde, o irmão Silvino Euzébio Filho foi até a Vila Celeste visitar o irmão Antenor Chaves em sua residência. Ali reunidos cantavam hinos de louvor a Deus e oravam juntos. Isto chamou a atenção dos vizinhos o que fez com que eles viessem até a residência do irmão Antenor para ver aquele trabalho.
Aproveitando a oportunidade o irmão Silvino, começou a falar do evangelho de Cristo, e pregou a um bom número de ouvintes. No domingo seguinte, voltando à casa do irmão Antenor, iniciou-se ali uma pequena Escola Dominical, que continuou sendo dirigida por ele até o mês de outubro do mesmo ano quando a Igreja Batista Ebenézer, da qual era membro, em sua sessão regular resolve oficializá-la reconhecendo-a como filha da sua escola, elegendo os irmãos Silvino como superintendente e o irmão Candido Martins como auxiliar. Passou a escola a funcionar com duas classes: uma de adulto e outra de crianças. A primeira dirigida pelo irmão Candido Martins e a outra pela irmã Maria Lima, membros da I.B.Paulistano. A escola cresceu e logo se tornou em uma congregação onde passou a funcionar em um salão alugado, com trabalhos regulares como: escola dominical, culto aos domingos e quartas. Local: Rua 1 nº 9 Vila Celeste.Assim prosseguiu a congregação.
Logo surge uma união de mocidade, depois um coro e não tardou uma Sociedade de Senhoras e mais 3 classes para escola dominical.
Neste ritmo de progresso a congregação manteve-se até o dia 16 de Junho de 1951, quando a igreja mãe achou por bem organizá-la em uma igreja autônoma.
Em sessão extraordinária a Igreja Batista Ebenézer reunida na sede de sua congregação em Vila Celeste no dia 16 de junho de 1951, solicitou aos pastores e diáconos presentes para se organizarem em concilio e eleger a diretoria da nova igreja.
A diretoria eleita foi:
  • Presidente: Pr. Simão Horbaczk
  • Orador: Pr. Rafael Gioia Martins
  • Examinador: Pr. Salvador Farina Filho
  • Secretário: Pr. João Lemos
Os demais cargos da diretoria seriam eleitos pela própria igreja no dia 17/06/1951.
Foi então lido os nomes dos novos membros:
  • 25 da Igreja Ebenézer
  • 09 da Igreja do Brás
  • 05 da Igreja do Belém
  • 02 da Igreja de Uberlândia
  • Totalizando 41 membros fundadores.
  • FONTE :IBVILADIVA.ORG.BR

sexta-feira, 25 de março de 2016

FAMILIA MARENGO COMPRA TERRENOS NA VILA

 A FAMÍLIA MARENGO COMPRA TERRENOS NA AV. MONTEMAGNO E NA AV.RENATA ,  ESTE FATO É REGISTRADO NO ACERVO ESTADÃO EM 4 DE AGOSTO DE 1929 .

FONTE:ACERVO ESTADÃO

quinta-feira, 24 de março de 2016

LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA

FOTO: RUA CURUPACÊ -MOOCA-1950-FACEBOOK MEMORIA PAULISTA

OLHANDO ESTA FOTO ME LEMBRO DA MINHA  INFÂNCIA NA VILA DIVA EM 1970 , A RUA MIRANDA JORDÃO ESTAVA EM OBRAS PARA COLOCAÇÃO DOS CANOS DE ESGOTO , UM ENORME  BURACO PARECIA UMA OBRA DO METRÔ, NO SÁBADO DA ALELUIA HAVIA MALHAÇÃO DO JUDAS , NÓS ÍAMOS A PROCISSÃO DA PARÓQUIA SANTO ANTONIO DE PÁDUA , OS ANOS 60 E 70 SÃO MARCADOS PELA FALTA DE LUZ E ÁGUA QUE SAIA NO JORNAL , ENCONTREI NO ACERVO ESTADÃO UM DESSAS PUBLICAÇÕES INFORMANDO OS LOCAIS DE RODÍZIO.

quarta-feira, 23 de março de 2016

FOTOS DOS ÔNIBUS E JARDINEIRAS LETREIRO CIDADE

UM FATO CURIOSO O MEU PAI FALAVA VAMOS PARA CIDADE DEVIDO A URBANIZAÇÃO APÓS 1940 A ZONA LESTE ERA CONSIDERADA COMO ÁREA RURAL


FONTE:PORTAL DA MOOCA E SITE SÃO PAULO ANTIGA

quinta-feira, 17 de março de 2016

FOTO E BIOGRAFIA DO DR EDUARDO COTCHING-FUNDADOR DA V.GUARANI E V. MARIA.

FOTO : GOOGLE

A Avenida Doutor Eduardo Cotching, na Vila Formosa, Zona Leste da Capital, antes conhecida como Avenida Um, faz homenagem ao engenheiro Eduardo da Fonseca Cotching, um dos grandes incentivadores do desenvolvimento agrário no Brasil desde a década de 40, porém, a denominação só foi oficializada através do Decreto 2.631, de 08/07/1954. Nascido em Itu, no Interior Paulista, a 04 de outubro de 1881, era filho do oficial do governo inglês William Mackel Cotching, conhecido como Guilherme Cotching, que foi enviado pela Rainha Vitória da Inglaterra (1819-1901) para estudar o território brasileiro e acabou por fixar residência em São Paulo. Formado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Mackenzie, passou alguns anos na Europa, coletando informações que resultaram na criação da Sociedade Rural Brasileira em 1919, Foi também, um dos administradores da sociedade que fundou o bairro de Vila Maria, na Zona Norte em 1917. Indicado Responsável pelo Plano de Defesa Permanente do Café em 1922, no momento em que o órgão, gerenciado pelo Governo Federal desde 1917 (quando o cultivo cafeeiro ainda era a maior pilar da economia nacional) foi repassado para ser administrado pelo Estado de São Paulo, morreu na Capital, a 14 de março de 1930, aos 49 anos. Denominação do Logradouro oficializada através do Decreto nº 2.631, de 08 de julho de 1954. Via oficial pela Lei nº 4371/53. Processo: Nº 58.790/42.
fonte:www.dicionariodasruas.sp.gov.br

quarta-feira, 16 de março de 2016

FOTO E BIOGRAFIA DE RAPHAEL DE ABREU SAMPAIO VIDAL-FUNDADOR DA V. FORMOSA.

Dr. Rafael de Abreu Sampaio Vidal nasceu em campinas, em 14 de janeiro de 1870, filho do então deputado da Assembleia Provincial Joaquim José de Abreu Sampaio e de Dona Maria das Dores de Sampaio Vidal.

Formou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1891.

Dedicou-se à advocacia em São Carlos, onde foi vereador. Fundou, em companhia do conde Prates e Claro de Macedo, a Companhia Central de Armazéns Gerais, em Santos.

Em 1910, foi eleito deputado ao Congresso Estadual. Em 1912, foi convidado por Rodrigues Alves para ocupar o cargo de Secretário da Justiça. Exerceu também o cargo de Secretário da Fazenda, fundando a Bolsa do Café, em Santos. Em 1917, foi eleito para a Câmara Federal. Foi nomeado para o Ministério da Fazenda no governo Artur Bernardes.

Faleceu em 1941.

fonte:www.vilasantaisabelsp.com.br

quinta-feira, 3 de março de 2016

SANTUARIO SAGRADO CORAÇÃO-V.FORMOSA-1949

OS SINOS DO SANTUÁRIO SAGRADO CORAÇÃO SÃO OUVIDOS PELAS VILAS VIZINHAS , ELES VIERAM DA HOLANDA EM 1949 , HAVIA UMA GRANDE PROCISSÃO DA AGUA RASA ATÉ A V. FORMOSA PARECIA UMA CIDADE DO INTERIOR . EM 1923 O DR. RAPHAEL SAMPAIO VIDAL COMPROU A ÁREA, O MAPA DO  LOTEAMENTO FOI FEITO NA FRANÇA COM ENORMES PRAÇAS  ERA PARA SER UM EMPREENDIMENTO DE LUXO , MAS DEVIDO AO LIXÃO DA AV. REGENTE FEIJÓ , O DR. SAMPAIO VIDAL TEVE VENDER OS TERRENOS PARA OS OPERÁRIOS , A DIFICULDADE ERA TANTA QUE QUANDO CHOVIA AS RUAS VIRAVAM UM ENORME LAMAÇAL. SOMENTE APÓS A INAUGURAÇÃO DO SHOPPING ANALIA FRANCO A V. FORMOSA COMEÇA  TER UM GRANDE AVANÇO IMOBILIÁRIO , INFELIZMENTE DOIS PRÉDIOS ENCOBREM ATUALMENTE A IGREJA , A LINDA FOTO ABAIXO MOSTRA COMO ERA A VISTA DA COLINA.
fonte : youtube historia da vila formosa e no site www.santuariodemaria.com.br -video 75 anos do santúario sagrado coração  foto : acervo do santuário